Segurança

Plano de controlo e prevenção da Legionella

A publicação da Lei 52/2018 de 20 de agosto, regulada pela Portaria n.º 25/2021 de 29 de janeiro, veio colmatar a necessidade de legislação especifica sobre este tema, criando um regime para o controlo e prevenção da doença dos legionários, definindo procedimentos relativos à utilização e à manutenção de redes, sistemas e equipamentos propícios à proliferação e disseminação da Legionella.


Eduardo Mourinho

Licenciado em Engenharia do Ambiente. Pós-Graduação em Integração de Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiente, Segurança e Responsabilidade Social. Pós-Graduação em Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho (Técnico Superior de Segurança e Higiene do Trabalho – CAP nível VI). Formador certificado pelo IEFP. Projetista de Segurança Contra Incêndios em Edifícios da 3ª e 4ª Categoria de Risco. Conselheiro de Segurança no Transporte de Mercadorias Perigosas. Foi Diretor Técnico do EnviLab. Possui larga experiência na área de consultoria contando com inúmeros projetos no seu currículo, nomeadamente nas áreas de Gestão Ambiental e Segurança.


Modalidade A - Online
8h Sessão Remota (Plataforma de formação à distância Moodle-ZOOM)

Modalidade B - Presencial
8h Sessão Presencial (Almada)
Esta formação destina-se a gestores, Responsáveis e Técnicos dos serviços de instalações e equipamentos ligados à manutenção de sistemas de água em entidades públicas e privadas, nomeadamente em unidades industriais, unidades de saúde, indústria hoteleira, piscinas, etc.
Gestores e Técnicos na área da Saúde Pública.
Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
Esta formação tem como objetivos capacitar os participantes para relacionar a aplicabilidade do tema à realidade da empresa de forma a garantir o cumprimento legal, adaptar e personalizar a análise de risco e criar e implementar procedimentos de prevenção devidamente direcionados às suas instalações.
1. Apresentação

2. Enquadramento normativo e legal

3. Plano de Prevenção e Controlo
3.1 Análise de risco
3.2 Cadastro dos equipamentos, redes ou sistemas
3.3 Identificação das competências e responsabilidades dos profissionais envolvidos
3.4 Identificação de pontos críticos de proliferação e disseminação de Legionella
3.5 Programas de manutenção
3.6 Programas de revisão, limpeza e desinfeção dos equipamentos e respetivas periodicidades

4. Elaboração e discussão de casos práticos

5. Avaliação e encerramento
• Desconto correspondente ao valor do IVA (23%), para pessoas individuais e Instituições sem fins lucrativos (que não deduzem IVA)
• 30% de desconto para estudantes e desempregados (mediante comprovativo de estarem nesta situação).
• 10% de desconto na 2ª inscrição (da mesma organização) e 15% nas inscrições seguintes