Ambiente

Roteiro para neutralidade carbónica

Portugal comprometeu-se com o objetivo de redução das suas emissões de gases com efeito de estufa (GEE) e a neutralidade carbónica até 2050.

Neste âmbito, foi publicado o “RNC2050 - Roteiro para a Neutralidade Carbónica”, que tem como objetivo fornecer um suporte técnico, definir linhas de atuação e setores prioritários, para se atingir este objetivo.

Como tal, qualquer empresa em território nacional terá de estar alinhada com estes objetivos e promover a redução das suas emissões de GEE, bem como caminhar para a neutralidade carbónica.

Importa salientar neste âmbito que a neutralidade carbónica não implica a redução total das emissões de GEE, e que este objetivo pode ser atingido compensando as emissões não passíveis de redução ou resultantes de fugas.


Vitor Simões

Formador com uma vasta experiencia na área de Ambiente e Qualidade, contando com inúmeros projetos no seu currículo, nomeadamente nas áreas de licenciamento ambiental, estudo de impacte ambiental, legislação e avaliações da conformidade legal e serviços relacionados com as alterações climáticas (cálculos da pegada de carbono, verificações independentes no âmbito da ISO 14064, Carbon Disclosure Project e Airport Carbon Accreditation, entre outros). Licenciado em Engenharia do Ambiente em Pós-Bolonha pelo Instituto Superior de Agronomia em Lisboa. Técnico Superior de Segurança e Higiene no Trabalho (Nível VI).


Modalidade A
8h - Sessão Remota (Plataforma de formação à distância Moodle-ZOOM)
8h - Sessão E-Learning (Plataforma de formação à distância Moodle)

Modalidade B
8h - Sessão Presencial (Almada)
8h - Sessão E-Learning (Plataforma de formação à distância Moodle)
Principiantes, Técnicos, Gestores, Especialistas na área do Ambiente e Sustentabilidade.
Dotar os participantes da formação de conhecimentos necessários para iniciar o cálculo da pegada de carbono e definir um roteiro para a neutralidade carbónica.
1. Apresentação
2. Conceitos e importância da neutralidade carbónica
3. Calcular a pegada de carbono de uma organização
4. Definição de objetivos e metas
5. Projetos de redução e compensação de carbono
6. Definição de plano de ações e de investimento/financiamento
7. Gestão da qualidade do inventário de GEE e estratégias de comunicação
8. Elaboração e discussão de casos práticos
9. Avaliação e encerramento

• Desconto correspondente ao valor do IVA (23%), para pessoas individuais e Instituições sem fins lucrativos (que não deduzem IVA)
• 30% de desconto para estudantes e desempregados (mediante comprovativo de estarem nesta situação)
• 10% de desconto na 2ª inscrição (da mesma organização) e 15% nas inscrições seguintes