Ambiente

Economia Circular

A economia circular é um conceito económico que faz parte do desenvolvimento sustentável e de conceitos económicos inspirados nomeadamente em noções de permacultura económica, de economia verde, que envolve a partilha, a reutilização, a reparação e a reciclagem de materiais e produtos existentes, alargando o ciclo de vida dos mesmos. Na prática, a economia circular implica a redução do desperdício ao mínimo. Quando um produto chega ao fim do seu ciclo de vida, os seus materiais são mantidos dentro da economia sempre que possível, podendo ser utilizados uma e outra vez, criando assim mais valor.


Pedro Ferreira

Formador especialista em Economia Circular. Conta com mais de uma década de experiência profissional em diversas empresas nacionais e internacionais no ramo da Sustentabilidade e Economia Circular. Licenciado em Engenharia Agronómica pela Universidade do Algarve, Mestrado em Biotecnologia (Engenharia Bioquímica) pelo Instituto Superior Técnico, Especialização em Engenharia da Qualidade pelo ISQ/UNL, Pós-graduação em Marketing pelo IPAM, Pós-graduação em Prospetiva, Estratégia e Inovação pelo IDEFE / ISEG e Executive Master em Psicologia Positiva Aplicada pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP/UTL). É assessor em Inovação, Desenvolvimento Organizacional, Sustentabilidade, Economia Circular e Psicologia Positiva. É Auditor Coordenador da bolsa de Auditores da SGS (reconhecido pelo IRCA, SAI, SQFI) para os sistemas de gestão da Qualidade (NP EN ISO 9001:2015), Responsabilidade Social (SA 8000:2014), Segurança Alimentar (SQF 1000/2000, HACCP, ISO22000) Investigação, Desenvolvimento e Inovação (NP 4457:2007).


Modalidade A - Presencial
8h, Sessão Presencial (Almada)

Modalidade B - Online
8h, Sessão Remota (Moodle)
Esta formação destina-se a indivíduos criativos e profissionais interessados em desenvolver novas propostas de valor a partir de oportunidades apresentadas pela transição para uma economia circular, tais como designers, consultores, gestores e quadros médios e superiores.
Esta formação tem como objetivos proporcionar aos participantes a capacidade de:-
- Aprofundar da sua compreensão dos principais conceitos, princípios e aplicações de negócios de uma estrutura de economia circular
- Identificar fontes de informação e desenvolver rede de contactos atualização e discussão sobre questões complexas associadas à implementação da economia circular
- Identificar os passos para a definição de um plano de ação organizacional para a transição para uma economia circular
- Identificar, testar e avaliar ideias e soluções com potencial inovador em torno da economia circular no seu contexto de negócio e de gestão convencional
1. Apresentação

2. Economia circular, origens históricas, princípios e conceitos gerais

3. Conceitos chave da economia circular
3.1 Pensamento sistémico: complexidade, feedback, otimização de sistemas, pontos de ruptura e consequências não intencionais
3.2 Linguagem e enquadramento da economia circular
3.3 Sistemas naturais e vivos, biomimética
3.4 Nutrientes biológicos e técnicos - diagrama borboleta
3.5 Cradle to Cradle
3.6 Resíduos como matéria-prima
3.7 Fluxos de energia e energias renováveis
3.8 Práticas de design de produtos e serviços
3.9 Desempenho e serviço

4. Economia circular para os sistemas de produção
4.1 Fluxo de matérias primas, de produtos, de resíduos, de remineralização, energia; e cadeias de valor
4.2 Desafios da produção: optimização de recursos; optimização de produtos; optimização dos resíduos; redução de resíduos de processamento; bem-estar

5. Modelos de negócios da economia circular
5.1 Economia linear vs economia circular
5.2 Criação, captura e distribuição de valor - Value Hill
5.3 Gestão da informação e economia circular
5.4 Colaboração e redes em relação à revalorização de fluxos de materiais
5.5 Expandir e inovar nos modelos de negócios - estratégia e vantagem competitiva
5.6 Perspetivas e desafios para os modelos de negócios de economia circular

6. Enquadramento estratégico e político da economia circular
6.1 Panorama de I&D, disseminação, aplicação da economia circular
6.2 Programas de financiamento da UE e Portugal
6.3 Oportunidades para a economia circular

7. Estudos de caso
7.1 Exemplos de casos de inovação e empreendedorismo em economia circular

8. Projetar e avaliar um modelo de negócios de economia circular
8.1 Ferramentas e técnicas para obter valor circular para transformar um negócio existente ou criar um novo empreendimento circular

9. Normalização e Certificação na Economia Circular

10. Desenvolvimento de uma estratégia para apoiar a implementação da inovação circular

11. Elaboração e discussão de casos práticos

12. Avaliação e Encerramento
• Desconto correspondente ao valor do IVA (23%), para pessoas individuais e Instituições sem fins lucrativos (que não deduzem IVA)
• 30% de desconto para estudantes e desempregados (mediante comprovativo de estarem nesta situação).
• 10% de desconto na 2ª inscrição (da mesma organização) e 15% nas inscrições seguintes